Translate

domingo, 18 de novembro de 2012

It´s just a joke

Manipulador: Quem nasce em Natal é...
Abobrinha: Papai Noel
Manipulador: Quem nasce no Rio é...
Abobrinha: Peixe


Pinóquio e Gepeto, um pouco mais sobre...

Fonte: Filme Pinóchio Walt Disney
Na história italiana, quem dá vida a Pinóquio é o carpinteiro Gepeto, cujo sonho de ter um filho é realizado quando o boneco se torna um menino de verdade. “Gepeto remete a criadores. Todos nós somos criadores. Em nosso universo inconsciente, há um estímulo de trazer à tona os personagens que existem dentro de nós mesmos”, disse Clóvis Arruda, coordenador da exposição Gepetos de Praga.

fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-29/exposicao-gepetos-de-praga-reune-marionetes-da-republica-tcheca-em-sp

Marionetes, um pouco mais sobre...


Construção e manipulação

A marionete de fios é composta por três elementos estruturais: o boneco ou figura animado, representando um ser humano, animal ou criatura antropomórfica; os fios de comando, que comunicam ao boneco os gestos e acções pretendidas pelo animador; o comando ou cruzeta, destinada à controlar os fios e os movimentos do boneco. Trata-se de uma técnica comum em diferentes culturas, mas com uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação (comando ou cruzeta). A funcionalidade da marioneta depende de uma compreensão adequada dos seus princípios mecânicos e estruturais. Trata-se de uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história.

Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marioneta
Imagem: Exposição Marionetes de Praga - Fonte: Notícia publicada em site do museu que recebeu a exposição.

SINOPSE DA OBRA

A Versátil apresenta Da Vida das Marionetes, uma das obras-primas mais complexas e radicais do mestre Ingmar Bergman.
Peter Egerman é um executivo bem sucedido que vive um casamento conturbado com Katarina. Dias depois de ter um sonho no qual mata a esposa, Peter sai com uma prostituta e a mata. Qual seria a explicação dessa tragédia?
Em Da Vida das Marionetes, Bergman explora, com intensidade e ousadia, a mente de um homem levado ao extremo a partir da história de Peter e Katarina, casal que teve um papel secundário em Cenas de um Casamento.


Referência retirada do site: http://cinemaniacosbergmaneocinemamundial.blogspot.com.br/2009/04/download-da-vida-das-marionetes-ingmar.html

“Quem descerrar a cortina da vida da bailarina
Há de ver cheio de horror, que no fundo do seu peito
Abriga um sonho desfeito ou a desgraça de um amor…
Os que compram o desejo, pagando amor a varejo.
Vão falando sem saber que ela é forçada a enganar,
Não vivendo pra dançar, mas dançando pra viver”
… A postura de uma bailarina é algo que nada derruba, o gesto, a maneira de caminhar, de sentar!
Em cada gesto da bailaria fica impressa a marca de quem entra de alma e coração em tudo… De quem é sentimento, emoção e força! Mas, nem por isso é desgaste sem leveza…
A bailarina passa por aí e ouve que é pose seu jeito de agir… Mas, disciplinada que é, nem liga, rodopeia e sai de cena!
Toda bailarina sabe o peso que é ser bailarina… Daquelas que tem a tal marca impressa no olhar, no andar e em tudo, daquelas que até na dor ficam firme e na ponta dos pés.
Dos passos da bailarina não se ouvem nenhum tilintar…
Do sorriso terno só se pode lembrar…
Dos caminho não se pode acompanhar…
Os desejos não se podem medir…
Da paixão só se pode apreciar…
E o coração da bailarina? Ninguém pode tocar!
*Ballet… mais que minha formação é minha vida!!
http://eternalis.wordpress.com/2010/03/06/a-vida-da-bailarina/

Crianças e Marionetes - Retirado do Blog o Árabe

Eu vos tenho visto a reclamar da vida.
Como se marionetes fôsseis e apenas pudésseis seguir o curso que vos dita o destino; como se não tomásseis as vossas próprias decisões e por elas não vos devêsseis responsabilizar.
Verdade é que os ventos da sorte vos podem, às vezes, conduzir; é igualmente verdade, entretanto, que a cada homem cabe escolher o seu próprio rumo.
Porque o aprendizado é a finalidade de cada jornada sobre a Terra; apenas o Conhecimento vos conduzirá ao Coração do Universo, a verdadeira morada do vosso verdadeiro Eu.
É, portanto, a crianças que mais vos assemelhais. E não é a vida que vos maltrata; nem é através do castigo que o Universo vos ensina. Sois os artífices das vossas próprias dores; como, aliás, o sois das vossas alegrias.
Certo é que nem sempre vos é dado escolher entre os risos e as lágrimas. Da vossa atitude, todavia, dependerá a importância que cada um deles terá em vosso caminho. Pois àquele que fecha os olhos, a luz não se oferece.
Observai a criança que chora: tão logo surge um novo brinquedo, em sorriso as lágrimas se tornam. E, embora as lágrimas e os sorrisos, façam parte do seu mundo, é pela alegria a sua opção.
Em sua ingenuidade, a criança é profundamente sábia. E o seu saber não vem dos livros, nem mesmo da experiência do mundo; é na inocência de sua alma, que a voz do Infinito lhe indica o caminho a seguir.
Jamais deveríeis perder a vossa inocência. Porque é dela que se nutrem as vossas esperanças de um futuro melhor; é nela que residem os vossos sonhos e a parte mais sagrada de vós.
E, entretanto, a sacrificais em vossa adoração ao mundo. A imolais aos vossos desejos e à beira do caminho abandonais o seu cadáver insepulto, aceitando em troca o medo e as desilusões.
E é assim que vos tornais marionetes. Não de um Universo vingativo, nem de um destino cruel, a quem diverte o vosso sofrimento. São as vossas próprias vontades os cordéis que vos conduzem e tanto lamentais.
Conservai a vossa inocência. Porque, enquanto fordes capazes de acreditar e buscar o melhor das pessoas e da vida, sereis capazes de mudar o vosso futuro e o vosso próprio mundo.
Conservai a criança em vós. Porque assim a alegria vencerá a tristeza; e as cores da inocência tornarão mais belo o vosso caminho e as asas da esperança farão mais fácil a vossa jornada.
E não vos tornareis marionetes dos vossos desejos.

http://ohassan.blogspot.com.br/2010/06/criancas-e-marionetes.html



terça-feira, 13 de novembro de 2012

IX FESTIVAL DE PEÇAS CURTAS - Marionete

Nesta ocasião participamos do festival com o Texto: As aventuras do Palhaço Abobrinha, de própria autoria, não fomos premiados mas recebemos indicação a melhor apresentação infantil, que foi vencida pela Cia. Um Peixe de São Paulo com a Peça: A Sopa de Pedra. 
Foi Muito importante o aprendizado nesta ocasião e o intercâmbio foi ótimo, pois fizemos varias amizades e conseguimos alguma especialização.

Pernas de Pau com Marionetes

Pernas de Pau com Marionetes, uma miscelânea criada pelo artista para compor o casting de um evento social realizado em Orlândia/SP - assina o figurino Ateliê Sonia Roveri, Produção KaeLu eventos e Buffet Lilás, Criação de Marionete do próprio artista que idealizou e realizou a performance.

Apresentações no Início da Carreira, Projeto Jovens Construindo Cidadania - Proerd PM - Ribeirão Preto/SP


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Faz parte da Exposição Marionetes em Cena, Houve duas performances com marionetes: As aventuras do palhaço abobrinha e a sopa de pedra, realizada nesta ocasião com o apoio de Jezebel Lorenzi, Eduardo Martins e Ariel Fernando. MArionetes manipulados por fios interpretaram e fizeram a diversão da garotada na  semana da criança promovida pelo Museu Casa de Portinari - Brodowski/SP e com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 








Marionetes em Cena - Museu Casa de Portinari - Brodowski/SP

Exposição conteve 14 marionetes, sendo 11 deles construídos pelo Artista Eliton Silva, além dos marionetes que podiam ser manipulados pelo público nos dois dias do evento, também houve apresentação de marionetes. Realizada nos dias 13 e 14 de outubro no Museu Casa de Portinari.