Translate

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Marionetista, Titereiro, Ventríloquo e Bonequeiro, profissões que estão desaparecendo

É verdade, até o século XIX ainda era muito comum em muitos países do mundo todo, hoje acredita-se que não hajam nem 10% do que já houve. Na maioria das vezes esta profissão era passada de pai para filho e também ensinada em alguns lugares. Praticamente extinta, esta arte requer dedicação e criatividade dos que desejam realizar, além do que é muito difícil conseguir materiais gráfico para estudo.
O Marionetista constrói bonecos e realiza apresentações em eventos. No Brasil é possível ter um bom ganho se dedicando a este ofício, mas requer muito empenho e perseverança.

Marionete: Sr. Quelônio, a Tartaruga Gagá

Este Marionete foi especialmente construído com materiais reaproveitados, utilizando em sua composição: Isopor Descartado, Pratos Descartáveis, Garrafa de Óleo, Bandeja de Morango e Jornal
O Marionete faz parte do Elenco da Peça: Chico e a Sereia, foi construído e idealizado por Eliton Silva

A Sopa de Pedras - Contação de História com MArionetes

Esta é uma história muito boa e recomendo pra qualquer um que queira fazer seu próprio jeito de contá-la.
Protagonizada por Pedro Malazartes e Dona Véia, o conto traz os truques do malandro para amolecer o duro coração de uma velha desconfiada.
Apresentado nesta ocasião no Projeto: Marionetes em Cena, realizado no Museu Casa de Portinari, em Brodowski em janeiro de 2012. Com a ajuda dos amigos: Jezebel Lorenzi, Anderson (Zé Pequeno) e Ariel Fernando. Idealizado e apresentado por Eliton Silva.